Te haka te mana
O mana é a energia mágica do mundo e implica que temos de dar, receber e retribuir. Ontem, em um lugar com desenhos de deusas hindus, vivi mais uma vez a experiência do mana. Eu realmente acredito que a magia da troca, o mana, não é acessível a todos, mas àqueles dispostos a trocar.
Nos jogos de RPG, o mana é um termo que representa o poder ou força interna que uma pessoa, um animal ou objetos inanimados possuem. Já para os cristãos, mana é um alimento que Deus mandou em forma de chuva, para alimentar os israelitas no deserto.
O mana está presente nas sociedades polinésias e como há uma conexão entre o oeste da América do Sul e a Polinésia (que não é criação da Lanchile), a idéia do mana existe nas vizinhanças também.
Logo aqui depois da fronteira, três milhões de pessoas falam a língua aymara na Bolivia e Chile. Aymara é um povo indígena andino (Evo Morales é aymara). E a língua aymara, segundo minhas pesquisas empíricas, se parece muito com o maori, falado pelos maoris na Nova Zelândia e também com palavras do vocabulário hawaiiano.
A música da Ilha de Páscoa é muito similar à música maori, especialmente os cantos de guerra, chamado haka entre os maoris. Aprendi a dançar o haka com uns maoris e essa dança é usada para espantar os maus espíritos. O All Blacks, time de rúgbi da NZ, canta o haka antes de entrar em campo.
Além do haka e do mana, há a briga de galos. Que, apesar dos defensores dos animais, é uma tradição valiosa para muitas culturas, como os aymara e, veja só, os balineses. Em Bali, a briga de galos determina posições sociais. Um dos maiores estudiosos da cultura balinesa foi Clifford Geertz, antropólogo norte-americano. Duda Mendonça, brasileiro, foi preso por causa da briga de galos que esse cara estudou.
Para um (her) mano, que me convenceu de algo importante ao mostrar as paisagens de um lugar blanco como a paz:
http://www.serindigena.org/index.html
Mana: espírito da coisa dada. Dar, receber e retribuir.
Imagem: Tarsila do Amaral, A família
0 Comments:
Publicar un comentario
<< Home