29.5.07

no labels, please!


Quando eu era mais pirralha, adorava uma música do Mucky Pup, Hippies hate water (and I hate hippies). Apesar de toda a influência hippie na minha vida, eu fui uma adolescente punk. Mas a identidade era mais com as músicas e com a visão política do que com os valores punks em si. O fato é que eu cresci, continuo tendo atitudes punks, crenças hippies e aí me vem um sujeito hoje e me define como indie. Indie é uma abreviação de independent e é uma espécie de rótulo para definir pessoas que gostam de coisas que não são "mainstream".

Ou era. Porque atualmente não há nada mais unânime (e portanto burro, já diria Nelson Rodrigues) do que ser indie. Houve um tempo em que, para escutar Pixies, eu tinha de ir aos shows da banda de um namorado. Hoje, o que mais toca nos lugares que frequento é o auto-intitulado rock indie. Eu gosto, como gosto de Bob Marley e do De La Soul.

Quando somos mais jovens e imaturos, buscamos identidade através de referências de grupo e precisamos pertencer a alguma tribo. Eu acho que sempre fui uma garota-enxaqueca, porque nunca pertenci a nenhuma. Fui a única gótica que gostava de praia que eu conheci. Falta de identidade? Prefiro pensar que é mais interesse pela diversidade.

Por que me isolar em um gueto se eu posso confraternizar com todo mundo e ver além dos meus olhos? Acredito mesmo que, se as pessoas não se preocupassem tanto em se auto-rotular e em rotular os outros, seriam mais tolerantes. E haveria mais paz no mundo. Esse é um pensamento hippie, love each other. Mas eu não acho que estamos preparados para a paz, precisaremos fazer uma revolução. Esse é um pensamento punk, fight the power.

Quanto ao fato de me chamarem de indie, no problème. Acho que ser indie é ser curioso e acabar descobrindo coisas novas que ainda não chegaram aos grandes magazines. Mas o melhor, mesmo, é ser diverso. Sem rótulos, com a mente desperta e os olhos abertos. Sem preconceito de cor, classe, gênero ou estilo musical.


3 Comments:

Blogger cristina hirama said...

eu gosto de pagode...

29/5/07, 9:41 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

eu conheço pessoa indiotas...
elas pertencem a uma tribo e normalmente usam rótulos...principalmente all star

31/5/07, 11:28 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

eu gusto de...

30/1/08, 12:56 a.m.  

Publicar un comentario

<< Home