21.8.06

HOMOS HORACIUS


Uma nova espécie humana foi descoberta por cientistas na última semana. Trata-se do homos horacius, uma evolução pós-capitalista do homos sapiens. O homos horacius não tem uma área geográfica específica, sua reprodução acontece em toda a Terra, mas há ambientes mais propícios ao seu estabelecimento, como os escritórios. Com aparência e hábitos similares ao homos sapiens, o homos horacius diferencia-se no aspecto cultural de seu ancestral direto.
Enquanto o homo sapiens, devido a complexidade de sua mente e necessidade de sobrevivência, criou mecanismos sociais para garantir sua permanência na Terra, como a cultura e a cooperação e competição, o homos horacius desconhece essas características.
Como espécie mais evoluída do homos sapiens, o homos horacius não é competitivo, tampouco cooperativo: sua sobrevivência advém da capacidade de não se envolver em problemas em nenhum grau. Basicamente, o homos horacius não assume nenhuma responsabilidade e tem uma invejável competência para mostrar-se sempre limitado. Essa aparente limitação intelectual ou técnica não passa de uma estratégia para não receber nenhuma atribuição adicional em suas atividades cotidianas. Quando, por força das circunstâncias, o homos horacius recebe uma nova atribuição, ele esforça-se ao máximo para não completá-la a contento, de modo que não seja mais convocado a exercer tal papel.
A principal característica do homos horacius é ter braços curtos, que não o permitem abraçar mais de uma causa ou trabalho por vez. Entre outras características marcantes do homos horacius está a lentidão e burocracia, a falta de iniciativa e de senso de cooperação (por que ajudar aos outros, se isso apenas aumentará minha carga de trabalho?), o desenvolvimento de retórica elaborada para culpar os outros, a ausência de capacidade para tomar decisões e assumir responsabilidades, a elaboração de técnicas para reduzir seus esforços sem que os demais homos sapiens percebam.
Devido a essas características, o homos horacius, quando em convivência com o homos sapiens, tende a ser segregado e dispensado na primeira oportunidade. Uma vez que seu habitat mais profícuo é o escritório, o homos horacius tende a ter vida longa, sempre mudando de área e muitas vezes crescendo de modo assombroso na hierarquia, pois o homos sapiens, menos evoluído, é capaz de recomendar o homos horacius apenas para livrar-se dele.
Os cientistas acreditam que o homos horacius, por ser mais resistente e ter menos iniciativa e cooperação que o homos sapiens, deve sobreviver por mais tempo na Terra. Há relatos, inclusive, do grande espaço que vem sendo conquistado pela nova geração de homos horacius em programas Trainee e seleções de empresas, uma vez que eles também são mais maleáveis e influenciáveis que o homos sapiens.


Alguns relatos interessantes do homos horacius:

·Testemunhamos um filhote de homos horacius, conhecido como criança, dando o golpe no professor de natação: ao invés e nadar dez piscinas, a pequena criatura nadou seis e fingiu que eram dez;
·Um homos horacius solicitou três vezes a mesma coisa a uma determinada área em uma empresa e não conseguiu finalizar um trabalho. O objetivo, alcançado, foi deixar o solicitante irritado a ponto dele mesmo fazer a tarefa, sem a ajuda do homos horacius.
· Outro homos horacius responsabilizou um colega homos sapiens por não ter enviado as informações adequadas para um projeto e, por isso, não conseguiu terminá-lo. Desse modo, ele livrou-se da pecha de incompetente e ainda postergou por uma semana o projeto.

0 Comments:

Publicar un comentario

Links to this post:

Crear un vínculo

<< Home